PS Gestão Estratégica

Segunda-feira, 8 de Janeiro de 2018

Categorias: Blog,Notícias

 A graduada em nutrição pela Unifran Priscila Sguassabia Ferreira Duarte, obteve a 1ª colocação no curso de mestrado em Ciências Nutricionais na Unesp de Araraquara. O processo de seleção constou de uma prova de conhecimentos específicos, prova de proficiência em línguas (inglês) e redação com tema atual relacionado a saúde pública. Com nota de corte e seleção para entrevista Priscila ficou entre os 14 selecionados. Na entrevista foi analisado currículo dando relevância a inserção ciêntifica de cada canditado. Após a análise Priscila obteve a melhor nota na prova de conhecimentos específicos e na análise do currículo passou em primeiro lugar.

O Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição visa promover a formação e aperfeiçoamento de recursos humanos especializados compreendendo os Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado e conferindo os títulos de Mestre ou Doutor em Alimentos e Nutrição.




Postado por Priscila Sguassabia às 05:13 pm
Segunda-feira, 8 de Janeiro de 2018

Categorias: Blog,Notícias

Falar sobre hábitos alimentares pode parecer comum e repetitivo, mas diante de uma sociedade ansiosa, de rotina agitada e muito preocupada com corpos modelados, o assunto deve ser tratado com cautela e orientação. O verão e o Carnaval, por exemplo, são períodos em que as pessoas acabam optando por dietas radicais, cujos efeitos, em sua maioria, não se sustentam e podem se tornar frustrações. Como profissional da área da saúde, vejo muitas dietas pela busca de um físico perfeito, quando, na verdade, todos os hábitos a serem mudados deveriam ser focados na saúde do corpo.

É necessário entender que hábitos saudáveis trazem resultados duradouros e, inclusive, pessoas mais felizes com seus corpos. Os erros em nossa alimentação são provenientes dos erros em nossa rotina de vida. Quando estamos nos alimentando mal, provavelmente estamos dormindo mal e fisicamente cansados, nos tornando mais vulneráveis a doenças. Para mudar esse quadro, precisamos voltar ao passado e retomar certas atitudes.

Hoje, são dois os principais problemas do ganho de peso da população e, sobretudo, do aumento da gordura na região abdominal: não ter tempo para comer e, em quase cem por cento das refeições, ingerir alimentos modificados geneticamente. Situações essas que podem ser alteradas com base nos costumes do passado, em que os horários das refeições eram respeitados e esse tempo era realmente dedicado ao momento da alimentação. É nesse contexto que avalio como fundamental a atenção que damos à quantidade e à qualidade dos alimentos que colocamos no prato, além do mastigar sem pressa.

A rotina agitada da atualidade não impede uma boa alimentação, o que interfere são as escolhas. Não é mito a necessidade de se ter uma alimentação fragmentada ao longo do dia, de três em três horas. O hábito é importante, pois faz o metabolismo trabalhar o tempo todo, gastando mais calorias. Se ficamos muito tempo sem comer, quando nos alimentarmos o armazenamento de gordura é maior.

A escolha dos alimentos, seja nos supermercados seja em restaurantes, deve ser pelos in natura, evitando os industrializados. Ingerir frutas e vegetais é totalmente possível em uma rotina agitada. E até mesmo com o pouco tempo para refeições, aprecie o alimento, mastigue bem. Entenda a refeição como um momento precioso, um momento seu. É preciso tratar da saúde como uma rotina. A ansiedade por coisas rápidas gera buscas de caminhos inconclusivos, e isso serve também para os hábitos alimentares.

Vale reforçar que o acompanhamento nutricional é indispensável para a elaboração de cardápios condizentes com as necessidades de cada pessoa, considerando as variações de um organismo para o outro, a idade, o sexo, o estado de saúde e o sedentarismo.

Priscila Sguassabia Sapio é docente de nutrição do Senac Franca.

 

Serviço

Senac Franca

Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, nº 1.345 – Vila Teixeira

Informações: (16) 3402-4100 e www.sp.senac.br/franca

Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais:

www.sp.senac.br/redessociais

 

Informações para a imprensa

Fevereiro/ 2014

Com Texto Comunicação Corporativa

Júlia Berwerth – julia@ctexto.com.br

Thais Campos – thaiscampos@ctexto.com.br

Tel.: (16) 3964-7000

www.ctexto.com.br




Postado por Priscila Sguassabia às 05:07 pm
Segunda-feira, 8 de Janeiro de 2018

Categorias: Blog,Notícias

Segundo a Organização Mundial de Saúde: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.”

Quando pensamos em “qualidade de vida” estamos falando de um conjunto de fatores que nos acompanham em nossas vidas e não apenas em não ficarmos doentes.

Falamos com Marisa Sguassabia, profissional de Educação Física e Priscila Sguassabia, nutricionista, Mestre em Alimentos e Nutrição que trouxeram várias dicas de como dar o pontapé inicial para uma vida saudável. Confira:

Primeiramente, para pensarmos se temos a tão falada “qualidade de vida” sugerimos que responda a três perguntas:

1- Você acorda disposto para iniciar o dia?

2- Você realiza as suas atividades diárias sem exaustão?

3- Você dedica algum período do seu dia para alguma atividade pessoal que lhe dê prazer?

Vivemos o momento da falta de tempo, e passamos o dia na pressa, atrasados, insatisfeitos e, quando acabamos as nossas atividades, estamos tão cansados que não temos vontade de fazer algo que nos traga felicidade pessoal.

Mas, como resolvemos isto afinal?

Simples! Coloque “você” em sua agenda diária.

Siga as dicas que temos para você passo a passo:

1- Comece dormindo bem. Sete a oito horas de sono por dia fará toda a diferença para você acordar com disposição;

2- Não acorde em cima da hora, nunca! Acorde com tempo para espreguiçar, respirar o ar da manhã, tomar um belo desjejum e organizar as suas atividades deste dia.

3- Atividades organizadas? Então, realize-as conforme se programou e uma de cada vez.

4- Inclua em sua agenda diária os horários das refeições. Se você não colocar sua alimentação na sua rotina, você nunca encontrará tempo para comer com a dedicação e atenção necessária.

5- Todos os dias, após ter cumprido todas as suas atividades, dedique um horário integralmente a você. Faça o que gosta e sente prazer!

6- Ops! Achou que tínhamos esquecido? Atividade física pelo menos 3 vezes por semana. Encontre algo que goste e curta cuidar do seu corpo literalmente.

Mais dúvidas? Procure um Profissional de Educação Física e um Nutricionista e faça um planejamento personalizado.




Postado por Priscila Sguassabia às 04:49 pm